Entrevista com Graciela Mayrink

Olá!
Quem vem acompanhando blog ao longo desses um ano e oito meses sabe que faz muito tempo que não fazemos entrevistas com autoras, certo? Mas isso está prestes a mudar! Realizamos uma entrevista com Graciela Mayrink, a autora de Até Eu Te Encontar! Ela é super fofa e até me cedeu marcadores do seu livro e livrinhos com o primeiro capítulo (ambos já estão no sorteio do livro A Hospedeira). Vamos lá!


1) Quando você resolveu escrever Até Eu Te Encontrar?Foi no final de 2008. Minha irmã começou a insistir para eu tentar publicar um livro no início desse ano, e eu fiquei analisando a ideia dela porque nunca havia mostrado minhas histórias para as pessoas e não sabia se elas gostariam do que eu iria escrever. No final de 2008, a ideia me veio na cabeça e comecei a escrevê-la no começo de 2009.


2) Se inspirou em alguma história para montar a sua? 
Não. Eu apenas pensei que queria uma história que se passasse na universidade, por ter sido um momento bom da minha vida, e Viçosa me veio logo na cabeça, pois estudei lá e conheço bem a universidade e o dia a dia dos estudantes. A partir daí, a trama e personagens surgiram e comecei a estruturar o livro.

3)Se inspirou em alguém para criar as personagens?
Também não. Apenas usei o nome da minha irmã para a personagem principal e uma ou duas características dela para formar a Flávia. Talvez inconscientemente tenha pegado algumas coisas dos amigos mais próximos, mas nada foi especificamente baseado em ninguém.

4)Se seu livro virasse um filme, quais seriam os atores?
Puxa, que pergunta difícil!!! Eu crio as personagens na minha cabeça e dou a "cara" delas como imagino, mas nunca pensei em cada uma como um ator ou atriz famosos, então não sei mesmo responder a essa pergunta. Acho que vou deixar isso para o diretor do filme (risos). Também não acho legal já apontar pessoas que penso que pareçam com as personagens porque é legal cada leitor dar a sua própria imagem para cada um.

5)Como foi a busca por uma Editora?
Nossa, foi bem difícil e mesmo assim não consegui uma boa, que conseguisse distribuir meu livro direito. Eu demorei dois anos para publicar, entre terminar de escrever e ter o livro em minhas mãos. É sempre difícil conseguir um espaço nesse meio, ainda mais que a cada ano surgem novos autores, entre eles muitos bons, mas conseguir uma chance com uma editora onde você tenha um destaque, mesmo que pequeno, é algo bem difícil. É uma pena, porque muitos escritores bons acabam ficando pelo caminho, desistindo.

6)Como foi o processo de escrevê-lo?
Eu amo escrever, então é sempre um prazer para mim. Penso que se para você escrever é uma tortura, então está no caminho errado. Tem que ser um prazer, sentar na frente do computador, deixar a mente viajar e colocar tudo ali, para depois mexer e tentar melhorar um pouco. Eu sempre imagino a história toda na minha cabeça, do início ao fim, dou características às personagens, vou construindo tudo para depois colocar no papel. Só consigo escrever uma história se já souber como ela termina.

7)Pretende publicar mais livros?
Sim! Eu estava receosa com a repercussão de Até Eu Te Encontrar, porque não sabia o que as pessoas falariam de um livro nacional que se passa em uma universidade daqui. E também não sabia se iriam gostar da minha escrita. Mas como eu levei 2 anos para publicar, nesse meio tempo eu fui escrevendo outra história, que já estava totalmente pronta quando lancei o primeiro livro. Como a repercussão do meu primeiro livro está sendo boa, decidi levar a carreira de escritora adiante, porque se tivesse sendo ruim, provavelmente desistiria. Então agora estou procurando uma editora que queira lançar o segundo livro e relançar o primeiro.

8)Quando e por que resolveu se tornar escritora?
Como falei anteriormente, minha irmã que me incentivou. Ela sempre leu o que eu escrevia e gostava muito, e ela é uma leitora muito, mas muito crítica. No iníco de 2008 minha carreira profissional não estava muito boa e eu andava desanimada, então ela começou a me incentivar a levar meu hobby de escrever a sério. Eu nunca havia pensado em escrever e começou a bater aquele medo de ninguém gostar do meu livro. Levei o ano todo pensando na ideia, tentando imaginar uma história boa para ser meu primeiro livro porque não queria publicar qualquer coisa. No final do ano, a ideia de Até Eu Te Encontrar me veio na cabeça e comecei a escrevê-la, terminando em 2009.

9)E por fim, me conte mais sobre a Graciela. Como você se define?
Puxa, que difícil... Eu me acho uma pessoa tranquila, fácil de fazer amizade e que adora conversar. Se sou amiga de alguém, sou para a vida toda e essa pessoa pode ter a certeza de contar comigo para o que precisar. Agora, se alguém me magoa, não consigo esquecer nem perdoar, talvez isso seja um defeito, mas não consigo mesmo. Eu adoro ler, claro, ver séries na TV, especialmente Supernatural, que sou apaixonada, amo comer porcarias e sou completamente viciada em pipoca. Adoro viajar e sair com os amigos para conversar num barzinho, mas também gosto de ficar em casa com minhas cachorrinhas.

Eu, infelizmente, ainda não tive a oportunidade de ler o livro da Graciela, mas estou morrendo para lê-lo!
Espero que tenham gostado tanto quanto eu gostei de ter tido contato com essa fofa (:
Beijos,





5 comentários:

  1. Oi!!
    Sempre vejo ótimas resenhas sobre esse livro, e autora parece ser super legal ^^
    Parabéns pela entrevista!
    Beijos

    Elidiane - leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  2. Oiê, tudo bem?
    Estou com problema no meu blog, não estou conseguindo inserir banner na lista dos blogs parceiros... :( Mas inseri seu link lá! :)
    Beijos

    Dani
    http://chabiscoitoseumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Lorena!
    A Graciela parece ser uma simpatia mesmo, pela entrevista! =)
    Acho que a gente deve escrever baseado naquilo que mais conhecemos mesmo, é o primeiro passo para que o livro saia bom (ou então fazer uma pesquisa muito grande em cima disso), e ela escolheu bem ao ambientar a sua trama em um lugar que já conhecia e costumava frequentar.
    Só escuto elogios sobre o livro, deve ser mesmo muito legal e desejo muito sucesso para a autora nessa nova carreira que escolheu, e que o segundo livro lhe renda ainda mais sucesso e ótimos frutos!
    Beijos e parabéns pela entrevista!

    ResponderExcluir
  4. Estou louca para ler o livro da Graciela! Ja li muitos elogios sobre ;)
    Adorei a entrevista, Lorena! Parabens!
    Beijos Le

    ResponderExcluir
  5. adorei saber mais sobre a graciela e seu livro!! ela parece fofa mesmo ;)
    beijos, rayssa
    ps: amando o blooooog!!!!!

    ResponderExcluir