CIRCO DA NOITE


Título: O Circo da Noite
Autor(a): Erin Morgenstern
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Páginas: 387
CLASSIFICAÇÃO: ★★

Sinopse:
Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um jogo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.

O livro Circo da noite me chamou atenção primeiramente por sua capa que tem um ar bem misterioso, o trabalho gráfico do livro é lindo.
O livro cria uma expectativa em torno do duelo entre Celia e Marco que deveria ser o ponto principal do livro, mais que é grandemente ofuscado pelo próprio Le cirque dês Rêves , a magia e a beleza do circo acabam envolvendo muito mais o leitor do que a trama que envolve Celia e Marco e seu romance água com açúcar.
A narrativa da autora é extremamente rica de detalhes o que torna o mundo do circo ainda mais atrativo e encantador. 
 

“Muitos visitantes apenas lançam um olhar antes de prosseguir, porém, quanto mais se observa, mais se podem perceber alguns movimentos sutis. A mudança na curva de uma das mãos pairando sobre um braço. O ângulo que se altera em uma perna perfeitamente equilibrada. Sempre gravitando um em direção ao outro.
Mas sem se torcar. - Página 215


O livro, porém é um pouco parado e nada dinâmico, a leitura apesar de ser rica em detalhes fica maçante. É para poucos, e pacientes leitores.
Em suma, não gostei do livro, pois não cumpre com sua finalidade, que é a de prender o leitor e fazê-lo ter vontade de virar a próxima página.


9 comentários:

  1. Eu nao acredito! Eu ia ler esse livro e resenhar aqui,hahaha. É o livro predileto da minha best :) ela ama de paixaao!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, é decepcionante mesmo quando lemos um livro e vemos que ele não é nada do que promete ser...


    http://larescrituraria.blogspot.com
    Paz!

    ResponderExcluir
  3. Oi!

    Gostei de sua resenha :)
    Tenho vontade de ler esse livro já para ter uma opinião sólida sobre o livro, pois nem sempre todo mundo gosta desse tipo de leitura né?

    Já estou seguindo o seu blog, segue o meu?

    Beijos ;*
    Natalia Dantas do Blog Entre Livros e Livros (http://musicaselivros.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    eu gosto muito de livros ricos em detalhes, que detalhe minunciosamente a cena, os personagens, adoro isso. Só que não adianta nada ser rico em certos fatores e deixar a desejar em outros.
    Gostei da sua resenha, parabéns.
    Parabéns pelo blog, seguindo.

    thesongoftheletters.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Poxa, que pena que você não gostou. Eu fui ver no skoob e vi que as opiniões sobre esse livro são bem variadas mesmo. Exemplo, tem gente que avalia como cinco estrelas e outras como uma estrela apenas. Mas foi como já disseram aqui (acho que foi a Lo, se não me engano) isso acaba sendo por gosto mesmo (:
    Beijo, Helena K.

    ResponderExcluir
  6. mas vamos combinar que a capa é divina! compraria só pela capa LOL

    ResponderExcluir
  7. Olá Ingrid, como vai? Acompanho o blog há algum tempo e venho lendo sua resenha, as quais, para mim são contraditórias. Vou lhe dar um exemplo: você disse assim''A narrativa da autora é extremamente rica de detalhes o que torna o mundo do circo ainda mais atrativo e encantador." e logo depois ''a leitura apesar de ser rica em detalhes fica maçante'' Ou seja, primeiro você fala que adorou esse fato e logo em seguida fala que não. Nessa mesma resenha temos outro exeplo ''porém é um pouco parado e nada dinâmico" se é o livro é um pouco parado já não é nada dinâmico, compreende?
    Acredito que mostrando esses seus erros completamente banais lhe ajudarei a melhorar suas resenhas.
    Espero que isto lhe sirva para alguma coisa.
    Obrigado.

    ResponderExcluir