O Hobbit ~ J.R.R. Tolkien

Quero pedir milhões de desculpas por ter sumido do blog. É que eu não tenho lido quase nada ultimamente, mas li alguns livros nas férias e vou ficar super feliz de falar sobre eles aqui. E também queria fazer um ~super post de retorno~ falando sobre uma saga, mas ainda não terminei de ler. Quando terminar eu faço. Juro.
Voltando ao assunto do post: pra variar um pouco vou falar sobre um livro que não tem nada de romance, é aventura pura. Espero que gostem.


"Em um buraco no chão vivia um Hobbit."



















Pra quem não sabe, "O Hobbit" de J.R.R. Tolkien é um livro que antecede a saga "O Senhor dos Anéis" e que conta a história de Bilbo Bolseiro - sim, o tio do Frodo - que vê sua vida tranquila e rotineira mudar completamente quando Gandalf e mais 13 anões invadem sua casa e praticamente o arrastam para uma aventura cheia de elfos, gigantes, orcs e outras criaturas mágicas para que ele seja o ladrão que vá atrás do grande tesouro do Dragão Smaug.
O que mais me surpreendeu nesse livro foi o tipo de narrativa que faz parecer que alguém está na sua frente lhe contando uma história. Ele é tão leve e fácil que você quase não acredita que foi escrito há mais de oitenta anos. Além de não ter aquele tom meio monótono que muitas histórias épicas têm (oi, motivo pelo qual eu larguei Brisingr).
Também é ótimo o modo como o enredo vai se desenvolvendo cheio de surpresas, perigos e ação, mas sem deixar de lado a magia, o mistério e o humor. A Terra-Média é um mundo extraordinário e é muito bom passar um tempo por lá, descobrir como o Um Anel foi parar nas mãos de um Hobbit tão singelo como Bilbo e até a origem do colete de mithril que salva a vida
de Frodo anos mais tarde. Acho seu único ponto fraco às vezes ser infantil, mas Tolkien o escreveu para os seus filhos, então é totalmente perdoável.
Recomendo esse livro pra quem é fã do gênero ou que pelo menos goste dos filmes, é uma leitura rápida e que realmente vale a pena.
Aliás, o livro é tão pequeno -300 páginas- que eu não faço ideia de como estão fazendo uma adaptação pro cinema com duas partes o.O que conta com um super elenco (oi, meu principal motivo pra ler esse livro) e está prevista pra dezembro de 2012 *todos espera*


P.S.: Smaug é um nome tão estranho pra um dragão '-'



8 comentários:

  1. Leitura rápida? Nossa, então o problema sou eu. Levo meses lendo um livro do Tolkien, foi a mesma coisa com O Senhor dos Anéis. :~

    Beijos xx
    http://sunriseshere.com

    ResponderExcluir
  2. @Carolina ah, mas a narrativa do Hobbit é tão diferente de O Senhor dos Anéis .-.

    ResponderExcluir
  3. Não fiquei tão empolgada assim quando vi que seria lançado o filme!
    Nunca tive muita curiosidade pra ler o livro, nem O Senhor dos Anéis. Aliás, dos filmes só vi o primeiro e comecei a ler o primeiro livro. Mas não consegui!
    Acho que a história não chama muito a minha atenção, mas vai que eu tento de novo e me surpreendo!
    Não sabia que seriam duas partes!
    Agora virou moda fazer isso hehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, primeira vez que entro no blog e adorei tudo, você cita livros muito bons, precisava de dicas mesmo hahaha
    Seguindo, beijo :3
    http://splashcake.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. HUm,parece ser legal! Estava querendo mesmo ler um livro onde SÓ tenha aventura! Nada de romance! Aliás,ebaaa! Finalmente vc postou hein! Deixa eu ver...vc não posta desde o meu aniversário (19/03),bastante tempo né? Hihi. Bem vinda de volta >.<

    ResponderExcluir
  6. Olá, está rolando um concurso da seção /CLICK BLOGS no Blog da SB, as normas para participar são muito simples, os prêmios são incríveis e todos terão duas chances de ganhar, participe também!

    Saiba mais aqui: http://blogdasb.blogspot.com/p/click-blogs-concurso.html

    Beeijos:**
    http://www.blogdasb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Moça, observação: Bilbo Bolseiro é o Tio do Frodo não o pai =/

    ResponderExcluir
  8. Estou lendo esse livro e estou adorando!A parte que eu mais gosto é aquela em que os orcs viram pedra!

    http://sopramenores.blogspot.com/

    ResponderExcluir