Diva do Mês*1

Depois de muito tempo, finalmente eu decidi postar a minha Diva do Mês e a entrevista que eu fiz com ela!



Ela é autora da melhor série do Brasil (pra mim pelo menos), mega fofa e talentosa!!! Ela é, nada menos nada mais do que: Paula Pimenta. Sim,ela é minha Diva for ever! ♥

Livros produzidos: Fazendo meu Filme 1,2 e 3, Apaixonada por Palavras e Confições

Vamos ver a entrevista?

1-(LF) Quando você resolveu escrever um livro?

Foi meio de repente. Em outubro de 2004, exatamente na noite do início de ‘horário de verão’, eu estava no computador e de repente tive a ideia de começar um livro falando exatamente sobre isso: Duas amigas que saíam, mas que tinham que voltar no horário imposto pelo pai de uma delas. Com o adiantar do relógio (devido o início do horário de verão), elas acabavam perdendo uma hora (mais tarde essa passagem acabou virando o segundo capítulo do livro). Quando comecei a escrever, eu não sabia o que viria, só mais tarde é que pensei no tema principal do livro, que é uma adolescente que vê sua vida mudar quando surge a oportunidade de fazer intercâmbio cultural. No processo de preparação para a viagem, ela se apaixona e fica indecisa entre ir para o outro país, ou ficar no Brasil com seu grande amor. Depois que vieram também as características de cada personagem. Nessa época eu também nem imaginava que viria a publicar. Só quando o livro ficou pronto é que eu tive vontade de mostrar para o mundo, e então fui em busca de editoras.



2-(LF) Se inspirou em alguém para fazer os personagens?

Nenhum dos personagens foi inspirado em alguém por completo, porém todos têm características de pessoas que eu conheço. Aos 16 anos eu tinha uma amiga, por exemplo, que era louca por um menino que não estava nem aí pra ela, mas mesmo assim ela não o esquecia, e daí eu tirei a inspiração para a Natália. Outra amiga sempre percebia o que estava acontecendo antes, vivia dizendo como todo mundo deveria agir, e a Gabi é um pouco inspirada nela. A mania do Leo de gravar músicas eu tirei do meu próprio melhor amigo de adolescência. A Fani se parece um pouquinho comigo, especialmente na timidez, no jeito sonhador, na introversão… E por aí vai. Nenhum deles é uma pessoa especifica, mas todos possuem fragmentos de alguém.

3-(FL) Você se identifica com algum personagem?

Acho que especialmente com a Fani. Além de ser tímida e sonhadora como ela, eu também tenho uma enorme coleção de DVDs!

4-(FL) Qual o motivo do título "Fazendo meu Filme"?

Foi a minha mãe que sugeriu esse nome. Na verdade, o título original era “O filme da minha vida”, mas o primeiro crítico que leu adorou o livro, porém fez apenas uma ressalva ao nome, ele falou que “O filme da minha vida” não mostrava (nas palavras dele) “a explosão de juventude que o meu livro continha” e – ao contrário - passava a impressão de ser um livro com uma protagonista velha, saudosa... Aí eu comecei a pensar em outros títulos, e então a minha mãe sugeriu “Fazendo meu filme”, pois englobava várias coisas: Além de ser uma gíria atual, ia bem de acordo com a Fani, que tem o sonho de ser cineasta e descobre que a vida dela é o melhor filme que ela poderia fazer. Eu mostrei os dois títulos para o pessoal da editora e eles preferiram “Fazendo meu filme”.

5-(FL) Qual é a sensação de ter três livros publicados e fazendo sucesso?

Tem hora que eu acho que não é comigo, como se eu estivesse vendo de longe outra pessoa passar por isso. Lembro que na noite de autógrafos de lançamento de “Fazendo meu filme 3” em BH, eu parei por um instante, olhei a fila que tinha umas 500 pessoas, e tive a nítida sensação de estar vivendo um sonho. Ainda bem que eu ainda não acordei! :)


6-(FL) Se seu livro virasse filme, qual seriam os atores?

Logo que o livro 1 foi lançado, eu pensei na Lara Rodrigues, aquela atriz que interpretou a Narizinho uma época, e que também fez a filha do Tony Ramos e da Gloria Pires em “Se eu fosse você 1”. Mas já tem um tempo que eu não a vejo na TV ou cinema, não sei se ela continua atuando. Eu não consigo imaginar um ator brasileiro que seja como eu imagino o Leo, acho que um ator novato seria interessante. Eu imagino o Leo meio do jeito do Logan Lerman (o Percy Jackson).

7-(FL) Como é sua relação com as leitoras?

É muito legal! Tento responder todos os scraps, tweets e e-mails que recebo e adoro saber o que os leitores acharam dos meus livros, esse retorno é muito importante. Amo também quando vou aos lançamentos e recebo cartinhas, presentinhos... Notar que os leitores se emocionam é muito gratificante!

8-(FL) Como foi a busca por uma editora?

Eu escrevi a maior parte de “Fazendo meu filme 1” em Londres, no ano em que morei lá (2005). Cheguei ao Brasil em 2006 louca pra mostrar pra todo mundo e comecei a procurar editoras. Eu queria publicá-lo de qualquer jeito, mesmo que fosse de forma independente. Nas duas primeiras editoras que eu fui, nem quiseram ler o meu livro. O dono de uma delas falou inclusive que “adolescentes não leem livros grossos”! Na época não tinha Crepúsculo ainda, mas tive vontade de perguntar se ele nunca tinha ouvido falar de Harry Potter, pois o sexto volume da série tinha acabado de ser lançado e tinha o dobro do tamanho do meu livro! Na terceira, a Autêntica, a dona de lá – quando eu contei do que se tratava o livro – ficou interessada e falou que iria ler. Leu, gostou e publicou (ainda que dois anos depois, pois havia um cronograma de publicações que precisava ser respeitado).

9-(FL) FMF4 é o último livro da saga, ou terão outros?

“Fazendo meu filme 4” será o último da série.

10- (FL)Além de Fazendo meu Filme, você pretende fazer outros livros?

Logo depois (ou até mesmo antes, as datas de publicação ainda não estão definidas) que a série Fazendo meu filme terminar, vou lançar o primeiro livro de outra série também adolescente, e a protagonista é uma das personagens secundárias de “Fazendo meu filme”. Essa foi a forma que encontrei para ninguém ficar com muita saudade da Fani e do Leo, já que eles vão continuar por perto nesse próximo livro. E tenho planos de, mais pra frente, escrever um livro com uma protagonista um pouco mais adulta e outro com um protagonista masculino.
--------------------------------------------------------------------------------------------
Quero agradeçer mais uma fez a Paula Pimenta (uma fofa!). Obrigada,Paula!!!
Sério. Vocês não tem noção como eu fiquei feliz quando ela disse que iria fazer a entrevista! Ela é totalmente minha Diva!!

Bom,é isso! Espero que tenham gostado bastante!



18 comentários:

  1. A @PaulaPim deve ser uma graça mesmo >.<'
    Eu amo ela tbm!Ela escreve tão bem ;)
    Qndo ela veio p/ onde eu moro eu fui correndo pro shopping -shaushu-
    Agora tenho os três livros dela autografado #vivaeuu!
    #puladefelicidadeeloucura
    -shaushua-
    Bj :*

    ResponderExcluir
  2. Os livros dela estão em minha meta de leitura nacional para esse ano.
    Nossa, amei saber um pouco como foi o processo de publicação. Dois anos esperando o lançamento?! E eu aguardando seis meses para o lançamento do meu e quase morrendo de ansiedade... rs
    Não é nada fácil, verdade?
    Adorei a entrevista.

    Bjs
    www.fernandameireles.com

    ResponderExcluir
  3. Amei a entrevista!
    Adoro os livros dela!

    carolinesoledade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. muito lgl a entrevista, esse eh um livro q eu qria ler a um tempinho mas ainda num tive a oportunidade, muito lgl saber q vai ter um 4° livro, não sabia dessa! *-*

    Tem nova promoção rolando lah no blog!^^
    http://hangoverat16.blogspot.com/2011/02/promocao-tormenta.html

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o seu blog! Vou seguir e obrigada por comentar lá no De Pernas pro ar! Adoro ler livros e seu blog vai ser muito bom pra mim!

    http://www.rawr-lovers.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Mais que show Sofih!
    Eu ouço direto vcs falarem sobre esse livro vo procurar saber.. :)
    Gostei muito da entrevista, quase não leio mas as perguntas são ótimas.
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  7. O photoshop,eu não sei se tem que pagar,mas sua encomenda eu vi eu entrego até hoje a noite ok !

    ResponderExcluir
  8. pronto a encomenda está pronta vai lá ver !
    ENCOMENDAS>PORTIFOLIO(LÁ EMBAIXO)>NOME DO SEU BLOG
    VAI LÁ PEGAR

    ResponderExcluir
  9. A Paula é um amor né? Muitoooo diva. Adoro ela, sempre foi super simpática e tal. Adorei a entrevista, cada dia viro mais fã dela, rs. Beijos

    Luiza,
    Express Coffee

    ResponderExcluir
  10. aDOREI! A entrevista foi sensacional.. Eu querooo todos!
    Beijokas
    Jeh
    http://starbucksandbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Que bacana, adorei a entrevista. Ela parece ser uma fofa mesmo (:

    Beijos, Vanessa
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  12. Oi! O blog de vcs ganhou o 1° lugar do cerejas do bolo cherry bomb! Vá lá conferir, kissus
    cherry-liah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. amei!! lida entrevista sofi! tô louca pra fazer a diva do mês! depois do próximo mês sou euuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  14. amei a entrevista!!!!concerteza ela é DIVA SIM
    bjoss


    drezavivi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. A Paula é bem diva mesmo! Eu amo a série FMF, e só de pensar que o quarto é o último livro meu coração já quebra :( E eu não sabia que ela vai escrever tipo um spin-off da série, agora fico mais ansiosa ainda! Tomara que seja sobre a Natália!
    Adorei a entrevista e as respostas ;)

    Ah, já enviei o prêmio que você ganhou lá no blog! Deve chegar ainda essa semana. Parabéns de novo :D

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi amor, ali nos Autores fui em mesma que fiz os quadradinhos e arrumei... não sei como fazer com as top comentaristas... desculpa.

    ResponderExcluir
  17. Ahhh, Paula Pimenta parece muuuito fofa!
    Finalmente vou ler o fazendo meu filme 1, achei lá na biblioteca da minha escola, parece perfeito DEMAIS! *O*
    Parabéns pela entrevista, e ela realmente é DIVA!

    ResponderExcluir
  18. AMO, amo, amooooooooooo incondicionalmente as aventuras de Fani.
    *.*
    Paula Pimenta arrasou e me conquistou fácil fácil!

    ResponderExcluir