Sábado à Noite

Título: Sábado à Noite
Autora: Babi Dewet
Editora: Editora Generale
Número de páginas: 324
Minha classificação: ★★★★
Sinopse: Amanda é popular na escola e os amigos do seu amigo de infância são considerados os ‘marotos’ do pedaço por desrespeitarem as regras. Tudo ao seu redor acaba desmoronando quando um amor mal resolvido volta à tona e a sua amizade é posta em prova. Se não bastasse, seu diretor resolve dar bailes aos sábados e uma misteriosa banda mascarada foi convocada pra tocar. Mas suas letras dizem tanto sobre ela… Afinal, quem são esses mascarados de Sábado à Noite?


Para quem não sabe, Sábado à Noite nasceu de uma fanfic. Eu tenho um orgulho dele, porque, pensem bem, fic é uma coisa pequenininha, todos podem fazer uma, porém, se algum dia, aquela sua fic antiga e sem jeito se torna em um livro de sucesso, ou seja, você tem a coragem para transformá-la em algo bem maior e obter resposta positiva dos novos leitores, você merece uma salva de palmas. Porém, não é ai que a jornada desse livro termina. Quando o livro saiu, ele era dependente. Só depois uma editora foi se interessar em publicar ele "de verdade". Então sim, a pessoa merece muito mais que uma salva de palmas. Ela merece um prêmio.
Eu queria lê-lo desde que ele ainda era um livro dependente, sempre tive fascínio por sua sinopse. O dia em que minha irmã, Sofia, foi na Bienal do Livro no mesmo dia em que a Babi estava lá, eu fiquei eufórica ao extremo; finalmente era a minha chance de tê-lo, e o mais legal de tudo, autografado e com bottons e marcadores!!!!
Não demorou muito para que eu começasse a ler Sábado à Noite.Ele me chamou a atenção por quatro razões: a primeira é sua capa. É muito bem feita e fofa. Fica linda na estante! O segundo motivo foi pelo fato de ter nascido de uma fanfic, fato que, como já disse acima, eu adorei e tenho muito orgulho. A terceira razão é que eu gosto de histórias que se passam no colegial, eu estou indo pro colegial ano que vem e quero saber cada vez mais como é, e além de perguntar pros meus amigos mais velhos, também posso achar as respostas em livros. E a quarta: é um livro nacional. Estou entrando cada vez mais na onda de livros nacionais.
A narrativa é simples e fácil. E eu adoro isso no livro. Não gosto muito de quando a autora dá ao leitor muitos detalhes, para mim, isso faz com que a narrativa fique entendiante, parada e chata. 
Adorei os personagens. Gostei do carisma dos marotos, sempre divertidos e dispostos a fazerem com que as pessoas riam (sou team Fred haha). São uns palhaços!
 Em muitas resenhas que li, a maioria falava mal de Amanda, que ela era muito fútil, que dava nos nervos e que não gostavam dela. Mas comigo aconteceu o contrário: por mais que a Amanda fosse fútil com esse negócio de popularidade e não poder "trair" as amigas, eu curti ela, não sei como, não sei porquê, eu só curti. Em diversas partes, porém a Amanda e suas amigas me irritavam, pois estavam sempre pensando em futilidades como sapatos, compras, revistas, modas, garotos... Mas algumas atitudes de Daniel e seus amigos também. Não posso contar as partes exatas, pois assim iria soltar spoilers... nada legal.
Achei muito criativa a ideia dos bailes de sábado à noite, nunca tinha lido nada parecido. Também achei legal a ideia de a banda cantar mascarada. A Babi faz com que nós sintamos a angustia de Amanda para saber quem são aqueles caras mascarados.
O que eu não gostei muito sobre o livro é que parece um pouquinho história de menininha de onze anos. Todo mundo com um parzinho, tem briguinhas entre os dois grupos e eles não vão muito com a cara do outro. Esses fatores fizeram com que eu me sentisse que estava vendo um filme na Sessão da Tarde. Além do mais, (não é apenas nesse, muitos autores pençam nisso) nenhum adolescente é livre do jeito que eles eram. Por exemplo, Amanda resolvia dormir do nada na casa da Anna Beatriz, ligava pra mãe e ia. Isso simplesmente não acontece na vida real. Quase nenhum adolescente mora sozinho e os pais o largam aqui e vão pro Canadá. Isso me incomodou um pouquinho.
Se eu gostei de SAN? Claro! Gostei tanto que fiz propaganda para todas as minhas amigas, falando o quando é divertido e que todos iriam amar, assim como eu amei.  É cativante, fofo, surpreendente, apaixonante! 
Se você quer um livro mais calminho, porém que tem pontos fortes de vez em quando, esse livro é PERFEITO para você!! 

É isso gente, espero que tenham gostado. Deixem um comentário para com que eu possa saber a opinião de cada um! 






Nenhum comentário:

Postar um comentário