Os 13 Porques - Jay Asher

Autor: Jay Asher
Editora: Atica
Páginas: 256
Minha classificação: ★ ★ ★ ★


Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.


No romance de estréia de Jay Asher, ele aborda um tema um tanto difícil de lidar para algumas pessoas : o suicidio.
Se inicia quando Clay começa a ouvir as sete fitas que Hanna Baker deu um jeito de repassar pelas pessoas que causaram o motivo de seu suicidio, os 13 porques.
Ela é, digamos, a garota vagal da escola, mas essa fama foi criado em base de um boate não verdadeiro, mas me digam, quem liga se é ou não verdadeiro? E a vida dela vai passando, sempre com um novo boate surgindo em cima de outro, o efeito bola de neve como ela mesma descreve, vai perdendo seus amigos e aos poucos, quando coisas mais graves começam a acontecer, ela fica sem ninguém com que possa desafar, tudo aquilo que está pensando fica preso dentro dela, remoendo suas ações passadas, até que consegue pensar em uma maneira de escapar de toda essa mentira que sua vida virou, se suicidando. Os motivos podem ter sido fracos, mas um vai juntando com o outro e acaba ficando uma enorme confusão.
Quando terminamos a leitura não ficamos apenas com aquele pensamento de que não se pode fazer mais nada para os dois protagonistas ficarem enfim juntos. Admito que até lágrimas sairam pelos meus olhos quando cheguei ao final. Ficamos também repensando em tudo o que já fizemos e o que iremos fazer, em como uma coisa simples que você fez aquela pessoa pode causar um dano bem maior que o desejado. Eu acho que ele nos dá uma bela lição de vida.


Na próxima resenha prometo trazer um livro mais alegrinho, quem gosta de anjos vai adorar *----*

9 comentários:

  1. apesar da capa,o livro não é tão horrível,quanto ela!...
    Bjão.

    ResponderExcluir
  2. Cruuiz,Lari! Que troço horríveeel!

    ResponderExcluir
  3. Eu sei, eu sei. Mas o livro não é tão ruim assim, vc fica meio deprê depois de lê-lo, mas eu adorei ele *-----* Sim, eu tenho uma mente um pouco loukinha pra essas coisas... kkkkkkkkkkk E eu já tava querendo postar a resenha desde que eu acabei de lê-lo, só que não era meu dia... Ç_Ç
    E, Lia, vc está certa, a capa é mto TENSA...
    Mas o próximo que eu postar vai ser de anjinhos boazinhos e um romance bonitinho, porém grudento xDD
    E eu acho que esse cometário já ficou grande demais...

    beijinhos meninas ;*

    ResponderExcluir
  4. a capa é #tensa mesmo,lari ferrari >.<'
    eu adoro suas resenhas!
    aff '-' a koisa + ruim deste mundo éh ver aqueles anjinhos tds s/ segunda intenções,tipo,aloow!as coisas ñ são bem assim,né!?
    + tem livros de anjos q eu gosto (esquesito...)

    ResponderExcluir
  5. a-há.parece q este livro foi feito p/ mim ;)
    como já disse aqui,adoro coisas assim.
    bj,
    babi!

    ResponderExcluir
  6. Uhul anjinhos cutes!Adooro! hua' *---*
    Capa mtu sem noção,mano!
    Boa resenha,mas ainda assim ñao tenho mta vontade de ler - -'
    Bjus,
    ♣JuJu♣

    ResponderExcluir
  7. Ok,vocês querem me matar,né? >.<"
    De novo,odeio esse tipo de livro
    Finalmente um livro "fofinho/graçinha/seeeem matança"
    haha!
    Eu nem sei porque eu ainda fico lendo resenha do tipo de livro que nem gosto (dãã for me!)
    (Hannah doidona.Uhuul!)
    Boa resenha XD
    Beijocas,
    Li Campello♥

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro esses tipos de livros com reflexões!
    Adorei A resenha!!!
    Bjos
    http://tuttifrutticomcanela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Sabe, eu queria ler esse livro e nem sabia que ele já tinha sido lançado aqui no Brasil... Bem o nome é a tradução literal, mas não tinha ouvido falar!
    Achei a capa meio 'não convidativa' - a americana é bem mais bonita... Mas tratando-se do tema do livro, até faz\sentido algo mais serio...
    Gosto de livros que fazem refletir tb!
    bjs
    ♥ Evellyn - heyevellyn.blogspot.com

    ResponderExcluir