Resenha de The Hunger Games

Oi povo!
Eu sou a Jo Apple, nova postadora do blog, tenho 16 anos e nas terças vou falar sobre livros.

The Hunger Games (Jogos Vorazes no Brasil) da autora Suzanne Collins é uma história que se passa em um futuro onde o mundo sucumbiu aos desastres naturais e a população que sobreviveu vive concentrada no que sobrou do que antes era a América do Norte: o Capitol que é o centro do mundo e 12 Distritos que dependem dele.
O mundo que a autora criou é muito interessante. É uma espécie de crítica ao mundo que vivemos hoje, desde pequenas coisas como se preocupar demais com a própria aparência até as grandes como a concentração de riqueza nas mão de poucos enquanto o resto sofre com a miséria.
A história se concentra na personagem Katniss, que vive no distrito mais pobre - o Distrito 12 - é uma adolescente que se recusa a viver sob as regras e o domínio do Capitol e luta todo dia para sobreviver e sustentar sua mãe depressiva e sua irmã mais nova. Ela é decidida, obstinada, sempre tem uma resposta pronta - mesmo que não possa dizê-la - uma ótima caçadora e acima de tudo: uma sobrevivente. O que é uma grande vantagem para ela quando sua irmã é escolhida para participar do The Hunger Games e ela se voluntaria para ir no seu lugar.
O Hunger Games é um instrumento do Capitol para mostrar o seu controle e como punição pelos dias negros: uma rebelião que ocorreu dos distritos contra o Capitol. Todo ano eles escolhem um garoto e uma garota - os chamados tributos - de cada distrito para participar, eles todos são colocados em uma arena cheia de câmeras para todo o mundo assistir. E só um pde sair de lá com vida.
Além disso, o garoto que é escolhido como o segundo tributo do Distrito 12 é a razão pela qual Katniss está viva. Agora vem a dúvida se ela o mataria para ganhar os Games e finalmente livrar sua família da miséria ou ela retribuiria o favor que ele lhe fez, mesmo sem ter plena consciência disso? Mas antes, ainda existem 22 tributos - alguns bem mais treinados - para se preocupar.
A narração é ótima, você se sente na arena, sente a aflição e o conflito. O livro lhe prende de uma maneira com sequências de ação de tirar o fôlego, muita aventura, suspense, uma dose de romance, um pouco de humor e um final com um gancho que deixa com muita vontade de ler o resto. Recomendo muito.

Beijos.

2 comentários:

  1. Oi flor, posso te pedir um grande favor? é que eu mudei o nome do meu blog, lembra que ela I LOVE KAWAII? Pois é, tem como você atualizar o meu BANNER?
    Muito obrigada flor! http://umclickparamoda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu simplesmente adorei esse livro e estou louca pra ler a continuação, mas comprar livro importado fica tão caro que acabo sempre enrolando rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir